A definição de Fine Art é muita das vezes mal compreendida.
Com um acesso a uma vasta gama de equipamentos fotográficos, podemos nos tornar “profissionais” investindo não muito mais que 2 mil reais. Além disso, todos nós temos câmeras no celular que usamos todos os dias. Como resultado, a barreira para o mundo da fotografia de entrada é menor do que nunca.
No mundo de hoje todos se consideram “fotógrafos”. Portanto, o valor percebido da fotografia está diminuindo.
O cliente médio tem dificuldade de entender como um fotógrafo é diferente de outro. Para resumir, não há informações suficientes sobre o trabalho necessário para criar um retrato profissional que possa realmente ser descrito como “Fine Art” ou Belas Artes, traduzindo.
Desde o momento em que comecei minha jornada de fotografia, sabia que meu coração e mente pertencia à fotografia artística de retratos. As imagens brutas que criei com minha câmera seriam minha tela em branco.
Eu apenas sabia que não queria fotografar o assunto de forma realista ou jornalística. Eu queria mostrar algo mais. Embora os retratos que criei fossem bastante expressivos, eles também eram muito atmosféricos e evocativos. As pessoas começaram dizendo que eu capturava algo além .
Finalmente, decidi que este era o meu único tipo de fotografia que eu queria criar para os meus clientes.
Você pode ver mais no meu portfolio – AQUI
Para criar Retratos de fine art, preciso desenvolver uma ideia, bem como a visão para a imagem final.
Planejo cuidadosamente todos os detalhes e penso em todos os fatores que podem contribuir para a criação do resultado final.
Minhas habilidades técnicas e conhecimento de uso das configurações da câmera e equipamentos de iluminação me permitem obter uma imagem perfeitamente executada.
Nos últimos 2 anos, consegui criar e estabelecer um estilo único e artístico de edição.
Acredito que há um propósito nas fotografias e uma mensagem que nós fotógrafos devemos entregar. Na minha fotografia, muitas vezes me concentro nos olhos do meu cliente, pois eles podem refletir as emoções e sentimentos poderosos.
Quem marca a sessão de retrato comigo pode ver e apreciar a diferença da Fine Art.
Esses clientes entendem e respeitam o processo criativo e as habilidades necessárias para criar essas imagens.
Apreciam a beleza e as sutilezas na composição, a qualidade das telas e os cenários feitos a mão, eles entendem o que acontece no estilo criativo e na edição artística.
Esses clientes perfeitos entendem que a fotografia Fine Art é um investimento em retrato de alta qualidade, sob medida e atemporais.
Um fotógrafo de Fine Art é um artista que usa a fotografia como meio de expressão criativa.
Muitos gêneros de fotografia podem ser descritos como ‘Fine art’, por exemplo, fotografia de paisagem, fotografia de natureza morta, fotografia abstrata, fotografia de alimentos. Na verdade, qualquer gênero de fotografia pode ser ‘Fine Art’, desde que o objetivo principal do autor seja expressar a visão pessoal, formar uma ideia, transmitir uma mensagem ou evocar emoções.